Use o cupom PRIMEIRACOMPRA e ganhe 10% OFF

Blog Home / Cuidados com a Saúde / SETEMBRO AMARELO: SAIBA A IMPORTÂNCIA!

SETEMBRO AMARELO: SAIBA A IMPORTÂNCIA!

BANNER BRANCO COM O SÍMBOLO DE SETEMBRO AMARELO

A saúde mental tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos. Segundo as pesquisas realizadas pelo DataSUS, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil, anualmente. Esse é o tema da campanha do Setembro Amarelo, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do suicídio. 

Essa campanha Setembro Amarelo é divulgada em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), CVV (Centro de Valorização da Vida) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com o intuito de promover ações para estimular a prevenção do suicídio.

 

QUAL O OBJETIVO DA CAMPANHA?  

O seu principal objetivo é dar mais visibilidade para os temas relacionados à saúde mental, especialmente sobre a importância da prevenção ao suicídio. Portanto, o foco principal dessas ações é a conscientização e orientação para identificar pessoas que estão pensando no tema e oferecer o apoio adequado.

Fique atento aos sinais ao seu redor, tais como:

  • variações de humor;
  • queda de rendimento;
  • isolamento;
  • histórico de depressão ou ansiedade.

A campanha do Setembro Amarelo visa preparar as pessoas para perceber esses sinais e agir, isso salva vidas. 

 

COMO SURGIU O SETEMBRO AMARELO?

O movimento teve início em 2014, em parceria com a ABP com o CFM, realizando ações para conscientizar sobre o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Porém, com o passar dos anos a campanha cresceu e ganhou notoriedade em todo o país, com mais espaço na imprensa e realizando diversos eventos e ações de conscientização.

 

COMO CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL?

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados com algum tipo de transtorno mental, como depressão, ansiedade e outros distúrbios. Sendo assim, os problemas que afetam a mente são o principal gatilho para as pessoas.

Por isso, é preciso adotar hábitos para cuidar da saúde mental. Para isso, as ações devem ser preventivas e contínuas, principalmente com algum histórico ou sinais de doenças psiquiátricas. Alguns exemplos de hábitos que ajudam a cuidar da saúde mental, são: 

  • Ter boas noites de sono;
  • Reserve tempo para passar com quem gosta;
  • Permita-se sentir as emoções;
  • Reserve tempo para atividades físicas e de lazer;
  • Procure ajuda especializada;
  • Cuide do seu corpo;
  • Faça meditação;
  • Reserve tempo para você.

Mesmo que esses hábitos ajudem na preservação da saúde mental, fique atento aos sinais. Lembre-se, você não está sozinho. 

Últimos posts

12 de dezembro de 2023

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração Ômega 3 e seus multibenefícios Ômega 3 é um suplemento alimentar famoso por ser uma gordura saudável e muito conhecido também para a saúde do coração. Mas os benefícios vão além, saiba mais sobre a importância desse nutriente para nossa saúde. Recomendação de consumo […]

17 de novembro de 2023

INFILTRACLIN, NOVO LANÇAMENTO DA NATUCLIN

As articulações são partes do nosso corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas “juntas” nada mais é do que o incômodo nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso. Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. […]

14 de novembro de 2023
imagem de pessoa medindo a glicose

14/11 DIA MUNDIAL DA DIABETES

Comemorado desde 1991, o Dia Mundial do Diabetes é a data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina. Hoje em dia, estima-se que, globalmente, mais de 400 milhões de adultos vivem com diabetes. Esse número quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Isso pode ser uma consequência do […]