Postado 8 de julho de 2024 em Alimentação por natuclin
O processo de detox é um dos protocolos de cuidados com a saúde que podem te proporcionar muitos benefícios; ao estimular a eliminação de toxinas além do que o organismo tenta fazer naturalmente, o detox corporal favorece a saúde digestiva, intestinal, neurológica, a imunidade, a pele, disposição e até a qualidade do sono. Com menos toxinas circulando, nosso corpo reage e responde melhor às milhares de funções que exerce. Além disso, um dos objetivos do detox é diminuir os impactos negativos das toxinas no organismo. Essas substâncias podem ser de origem interna, como desequilíbrios metabólicos ou da microbiota intestinal, ou externas, como metais pesados, aditivos alimentares, medicamentos, álcool, entre outros.
Os rins, fígado, pele e o sistema linfático estão em constante trabalho para eliminar as toxinas do organismo, mas você também precisa fazer a sua parte com pequenas mudanças em seus hábitos. Começar aos poucos já é uma grande conquista. Portanto, se você busca mais qualidade de vida e longevidade com saúde, deve repensar nas ações do seu dia a dia.
Beber água adequadamente, além de manter o organismo hidratado e auxiliar em outras funções, ainda ajuda a eliminar o acúmulo de toxinas. Um sinal de que você não está tomando água direito é observando a cor da urina; por exemplo, se estiver com uma coloração mais escura, é sinal de pouca hidratação. Além disso, a ingestão regular de água é fundamental para um detox efetivo, então, se necessário, faça um cronograma de hidratação. Estabeleça metas que possa cumprir ao longo do dia e priorize isso para os intervalos. Esse hábito simples de beber água é uma das principais ações que refletirá diretamente em sua saúde, porque a eliminação de toxinas depende de uma boa ingestão de água.
O detox corporal pode ser uma das etapas para uma vida mais saudável, então, priorizar alimentos ricos em fibras pode e deve fazer parte da sua rotina alimentar. Por isso, a ingestão adequada de fibras ajuda a eliminar os excessos de toxinas. Afinal, se você tem o intestino funcionando como um reloginho, o acúmulo de toxinas é reduzido. Além disso, as fibras promovem mais saciedade, diminuem os níveis de açúcar no sangue, contribuem na absorção de gorduras ruins e ainda servem de alimento para as bactérias boas que promovem uma flora intestinal mais saudável.
A spirulina e a chlorella são consideradas superalimentos. São algas com alto potencial nutritivo e seu consumo equilibrado pode ser uma estratégia inteligente para conciliar com bons hábitos no seu dia a dia. Muitos estudos científicos comprovam seus benefícios na saúde intestinal e do fígado. Elas ajudam a eliminar toxinas e também podem servir de alimento para as bactérias boas no intestino. Dessa forma, a ingestão regular de spirulina e chlorella é indicada para quem está precisando de uma forcinha extra para eliminar os excessos. Essas algas agem como agentes desintoxicantes que se ligam às impurezas ingeridas para serem eliminadas.
Assim, além da água, vale apostar nos chás e sucos com propriedades desintoxicantes. Entre os chás mais usados estão o dente de leão, chá-verde, boldo, capim-limão, hibisco, gengibre e cúrcuma. Já para o suco verde, você pode variar a combinação com folhosos verdes como salsinha, coentro, rúcula, agrião, couve, pepino e salsão. Confira nossas 10 receitas de sucos detox para desinchar.
Portanto, a alimentação e a hidratação são importantes no processo de detox corporal, mas, como tudo é um conjunto de ações positivas para ter mais saúde, a atividade física não pode ficar de fora. Entre os diversos benefícios que a prática regular de exercícios proporciona, esse hábito também colabora para eliminar o excesso de toxicidade no corpo, pois o suor também é uma das formas de reduzir o acúmulo de toxinas.
Em conclusão, aqui estão algumas receitas detox para ajudar no seu processo de desintoxicação.
Para mais dicas de detox, confira nossas dicas da nutri.