Postado 24 de maio de 2018 em Cuidados com a Saúde por Nutricionista Natuclin
Já se pegou sentindo que algo não está bem com seu corpo? Então fique atento aos sinais que não podemos ignorar no nosso corpo e merecem um pouco mais de atenção. Pois por mais que o corpo humano realize suas funções sempre pode ocorrer falhas nessa máquina que pode até ser chamada perfeita.
Pode ser carência de vitaminas do complexo B que resulta naquelas listras que aparecem, a falta de cálcio pode deixá-las quebradiças. O ácido fólico a vitamina D e C, também são importantes na produção de queratina e outras proteínas para o desenvolvimento de unhas fortes.
Alguns alimentos que devem fazer parte da alimentação são: laranja, mamão, limão, tangerina. Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes, salmão, sardinha, gema cozida, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais, quinoa, amaranto. Já para o cabelo que tem tendência a queda e ressecamento, é interessante incluir óleo de linhaça, frutos do mar, vegetais, frutas secas, leite, nozes e castanhas.
Se tem sentido desejo maior que o normal por doces, uma das causas pode ser um sistema nervoso exausto. Outra questão relevante é que a ingestão de carboidrato resulta em pico de insulina. Porém o organismo interpreta que precisa de mais energia e assim ativa novamente o sensor da fome e cria um círculo vicioso nocivo.
Procure saciar essa vontade com chocolate amargo, mel, banana com aveia e canela, frutas secas como damasco, ameixa, tâmara. Outra estratégia é a suplementação de cromo com goji berry que inibe a vontade de comer doces e também promove saciedade.
Existem várias causas para a pele seca, vai desde hábito rotineiros como banhos muito quente, insuficiência de ingestão hidrídica e até alimentação inadequada que gera deficiência de nutrientes como, por exemplo, vitamina E. Inclua oleaginosas, óleo de coco, azeite de oliva, vegetais verdes escuro, frutos do mar.
Quando a gengiva é saudável, geralmente tem uma aparência rosada e ajustada aos dentes. Mas se ocorre sangramento pode ser um alerta que algo está errado com seu organismo. Uma das causas prováveis é a falta de vitamina C no organismo que resulta em sangramento e a inflamação gengival. Outra substância que é a vitamina K que auxilia na coagulação normal do sangue e se estiver em falta resulta em mucosas sensíveis.
Procure fazer refeições equilibradas e variadas para fornecer nutrientes e vitaminas, em especialmente a C, K, B, ácido fólico e cálcio. Visite o dentista pelo menos a cada seis meses para a manutenção da saúde bucal.
Com a vida agitada e correria é inevitável passar longe do estresse e ansiedade que consequentemente gera irritabilidade e interfere negativamente na qualidade de vida de muitas pessoas. A alimentação inadequada, com certeza, contribui para piorar essas situações. O consumo diário de alguns alimentos como couve, nozes, espinafre, linhaça, amêndoas e sementes de girassol pode beneficiar o organismo a amenizar a irritabilidade e outros sintomas que causam desordens similares.
Um nutriente que merece destaque é o ômega 3, pois atua na produção de hormônios anti-inflamatórios que auxilia na eliminação de toxinas e consequentemente desinflama o organismo.
A movimentação muscular no estômago e intestino é normal, mas quando começa fazer muito barulho ou ainda gera alguma dor, pode ter relação com a mastigação inadequada e não necessariamente com a fome que costuma produzir ruídos desagradáveis.
Além de ser desconfortável e atingir várias partes do corpo, como mãos, pés, braços ou nas pernas; o formigamento pode ser sinal de artrite reumatoide, diabetes, deficiência de vitamina B12, problemas de tireoide, entre outros. Importante ficar atento e se persistir esses sintomas procure sempre um médico.
Observe que muitos desses sinais estão relacionados com o desequilibro na alimentação e hábitos rotineiros. Isso prejudica a qualidade da sua vida e acaba resultando em complicações futuras que podem ser evitadas com simples ações.