Blog Home / Cuidados com a Saúde / FIBROMIALGIA: O que é, causas e sintomas

FIBROMIALGIA: O que é, causas e sintomas

 

A fibromialgia é considerada uma síndrome clínica que de forma resumida  refere-se a dor que afeta praticamente todo o corpo, principalmente a musculatura. É uma condição que atinge entre 10 e 20 pontos específicos, mas que não é identificada em exames laboratoriais e radiográficos, mas o médico pode solicitar vários exames para descartar a possibilidade de outras doenças.

A causa é desconhecida, por isso se diz que não tem cura, o que pode amenizar essa síndrome são os tratamentos que auxiliam no controle dos sintomas mais relatados como: dor crônica por mais de três meses, cansaço, formigamento, tontura, distúrbio do sono, ansiedade, dificuldade cognitiva, diarreia ou constipação frequentes, suor excessivo e outros.

CAUSAS

A cantora Lady Gaga já cancelou compromissos por conta da fibromialgia.  Que também pode estar associada a um quadro de estresse pós-traumático. Essa é uma reação resultado de alterações no sistema nervoso central que surge a partir de uma descarga de energia.

Com relação ao tratamento e segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia a compreensão e esclarecimentos da fibromialgia por parte do paciente e também de familiares é fundamental, isso auxilia até mesmo em questões que podem gerar conflitos principalmente quanto aos sintomas que são questionados.

O tratamento da fibromialgia pode variar entre medicamentoso e terapia não-farmacológica. O uso de medicamentos como os antidepressivos, relaxantes musculares e os neuromoduladores são utilizados para ação sobre os mecanismos envolvidos na geração e inibição da dor e dos outros sintomas.

Há recomendação da prática de alguma modalidade de atividade física que melhor se adapte ao perfil. Mas sempre com orientação profissional e respeito aos limites físicos. Outras condições como exposição solar adequada, terapias, manutenção de hábitos saudáveis como sono de qualidade e alimentação equilibrada se somam para amenizar sintomas de quem sofre com essa síndrome.

Por falar em alimentação, queremos destacar alguns nutrientes que podem contribuir na saúde de portadores de fibromialgia:

Ômega 3 

Pode contribuir na redução da sensação de dor; responsável pela aceleração do envelhecimento e desenvolvimento de doenças.

Triptofano ou L-triptofano que é um dos 9 aminoácidos essenciais, pois o corpo não produz, deve ser obtido através da alimentação ou suplementação e age como precursor da serotonina e melatonina, regula o relógio biológico, é indispensável para o humor, bem-estar e para aquela noite de sono tranquila.

Minerais 

Como magnésio pode reduzir as dores, cansaço, constipação; o cálcio participa de processos como a contração muscular e liberação de hormônios; o potássio atua na transmissão de impulsos nervosos e produção de glicogênio para geração de energia.

Coenzima Q10

Também chamada de ubiquinona é uma benzoquinona presente em praticamente todas as células do organismo. Ela também participa dos processos de produção de energia em especial de órgãos que exigem maior demanda energética. 

O portador desta síndrome deve necessariamente evitar:

  • alimentos processados e ultraprocessados;
  • ricos em açúcar;
  • frituras;
  • gordura e sódio;
  • farinhas brancas;
  • embutidos;
  • vísceras;
  • bebidas alcoólicas;
  • refrigerante e sucos artificiais;
  • excesso de café;
  • chá.

A alimentação deve ser preferencialmente natural, algumas opções para incluir pelo menos de 3 a 5 vezes na semana: peixes, carnes magras, castanhas, sementes de chia, linhaça, abóbora, gergelim, girassol, cogumelos, algas marinhas, frutas, verduras e legumes em especial as roxas, vermelhas e amarelas, grão-de-bico, quinoa, cereais integrais, cúrcuma, gengibre, cacau.

Este conteúdo é de caráter informativo e não dispensa acompanhamento especializado, a fibromialgia é uma condição bem complexa e requer cuidado multiprofissional que poderá proporcionar mais conforto e qualidade de vida ao paciente.

Nutricionista Natuclin

Últimos posts

8 de julho de 2024

Dicas para você fazer um detox corporal

O processo de detox é um dos protocolos de cuidados com a saúde que podem te proporcionar muitos benefícios; ao estimular a eliminação de toxinas além do que o organismo tenta fazer naturalmente, o detox corporal favorece a saúde digestiva, intestinal, neurológica, a imunidade, a pele, disposição e até a qualidade do sono. Com menos […]

12 de dezembro de 2023

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração Ômega 3 e seus multibenefícios Ômega 3 é um suplemento alimentar famoso por ser uma gordura saudável e muito conhecido também para a saúde do coração. Mas os benefícios vão além, saiba mais sobre a importância desse nutriente para nossa saúde. Recomendação de consumo […]

17 de novembro de 2023

INFILTRACLIN, NOVO LANÇAMENTO DA NATUCLIN

As articulações são partes do nosso corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas “juntas” nada mais é do que o incômodo nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso. Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. […]