Postado 17 de agosto de 2022 em dicas, Saúde e Bem estar por natuclin
Vivemos em um época onde precisamos estar cada vez mais conectados por muito mais tempo. Isso faz com que acabemos agregando cada vez mais tarefas para o nosso dia a dia. Essa realidade cotidiana com alta exigência de produtividade combinada com os traços perfeccionistas das personalidade da pessoa e baixa interação social, é a combinação perfeita para que a síndrome de Burnout aconteça. Essa síndrome afeta negativamente o bem estar pessoal e acaba reduzindo a qualidade produtiva do seu trabalho. Mas como o ômega 3 pode ajudar no alívio dos sintomas dessa síndrome?
Para entender isso, é preciso primeiro saber o que é essa síndrome.
Essa síndrome, também chamada de síndrome de esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico que tem como principal característica o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. O burnout vai se manifestar especialmente em pessoas que a profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Exemplos disso são: profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que têm dupla jornada.
Os sintomas mais típicos dessa síndrome são a sensação de esgotamento físico e emocional. O que pode acabar refletindo em atitudes negativas, como por exemplo:
Outros sintomas que também podem ser associados com essa síndrome são a enxaqueca, cansaço, crises de asma e problemas gastrintestinais são manifestações físicas que podem ser relacionadas à síndrome de burnout. Suas consequências podem ser tanto físicas quanto psicológicas. Seus primeiros sinais estão associados aos sintomas de ansiedade, falta de empatia, cansaço constante e frustração
As opções de tratamento para essa síndrome são psicoterapia, atividade física e, claro, intervenções medicamentosas. Porém, os seus hábitos alimentares também devem ser levados em consideração na hora de iniciar um tratamento, já que um bom estado nutricional é importante para manter a sua função corporal normal e prevenir as disfunções que vão te induzir para o Burnout. As deficiências nutricionais podem, muitas vezes, prejudicar ainda mais o seu corpo. Pensando nisso, alguns estudos com o ômega 3 foram realizados, e foi concluído que com o uso da suplementação de Ômega 3 DHA, após 8 semanas, há uma redução nos sintomas da síndrome.
O Ômega 3 DHA possui propriedades anti-inflamatórias e exerce diversas atividades biológicas. O DHA é altamente concentrado no sistema nervoso central, onde desempenha um papel fundamental no desenvolvimento ideal, no funcionamento cognitivo e tem potencial efeito antidepressivo, melhorando os sintomas da depressão, os transtornos de ansiedade, melhorando a qualidade do sono.
Apesar de todos os benefícios que o tratamento com o ômega 3 pode trazer, é extremamente necessário que você procure um especialista nesses casos para fazer um acompanhamento mais detalhado.
E aí o que achou do texto de hoje? Continue acompanhando o blog para mais!