O que é Ômega 3?
Ômega 3 é um ácido graxo, um tipo de lipídio (gordura) é uma espécie de combustível usado pelas células, sendo uma das principais fontes de energia, junto com a glicose e proteínas. Os ácidos graxos Ômega-3 são compreendidos por: Ácido docosahexaenoico (DHA), ácido eicosapentaenoico (EPA) de origem marinha e alfa linolênico (ALA) de origem vegetal.
Quando se fala em ácidos graxos essenciais (AGE) significa que o organismo não produz, logo é necessário ingerir através da alimentação ou suplementação; pois os alimentos na maioria das vezes, não fornecem a quantidade ideal recomendada desses nutrientes. Estudos demonstram que o consumo regular de fontes de ômega 3 como peixes e frutos do mar ou através da suplementação oferecem diversos benefícios à saúde.
Quais os benefícios do Ômega 3?
Saúde cardiovascular
Consumir ômega 3 regularmente contribui na prevenção de problemas cardíacos e um dos motivos é a redução da coagulação sanguínea, com isso ajuda a combater doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), problemas de colesterol e pressão arterial e aterosclerose. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os ácidos graxos ômega-3 são derivados do óleo de peixes provenientes de águas frias e profundas, que reduzem a síntese hepática dos triglicerídeos. Os mais importantes são o eicosapentaenoico (EPA) e o docosahexaenóico (DHA). A suplementação de 1 g (1000 mg) ao dia de ômega-3 em cápsulas, reduziu em 10% os eventos cardiovasculares (morte, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral). Portanto, os ácidos graxos ômega-3 podem ser utilizados como terapia complementar na hipertrigliceridemia.
Ação Anti-inflamatório
Eficiente no combate as inflamações nas articulações como ocorre na artrite reumatoide, contribui para prevenção de osteoartrite e pode retardar a progressão; pois melhora a saúde óssea, aumentando os níveis de cálcio no corpo, beneficia a cartilagem e o osso sob a cartilagem, reduz inchaços e alivia a dor muscular.
Desempenho cognitivo
O ômega-3 é componente da membrana externa das células do cérebro, por onde passam todos os sinais nervosos que atuam nesse fluxo. O sistema nervoso central precisa de ômega-3, em especial o DHA, pois boa parte do peso total do cérebro é composto por gordura, em média 20% é de DHA. Entre outras funções também isola as células cerebrais promovendo mais eficiência na neurotransmissão. O ômega 3 é importante na manutenção e funcionamento cerebral, pois reduz os riscos de doenças degenerativas, evita dificuldade de aprendizado e problemas de memorização.
O ômega 3 melhora a comunicação entre os neurônios e protege as células cerebrais, estudos comprovaram que idosos que já faziam uso do ômega 3 quando mais jovem, tiveram as funções cerebrais mais preservadas. O ômega 3 tem efeito protetor, sua ação antioxidante combate os radicais livres que causam prejuízo ao nosso organismo.
Atividade física
Ômega 3 é um suplemento muito usado por atletas e praticantes de atividade física, além da propriedade anti-inflamatória, pode favorecer a força durante os treinos de musculação, melhora o desempenho devido ao efeito ergogênico; ou seja estimula o tecido muscular fornecendo energia para o músculo, contribui na recuperação pós treino e reduz a fadiga.Amamentação
O DHA no leite materno pode ajudar a proteger contra alergias e também aumentar os níveis de glóbulos vermelhos, além de favorecer a saúde da lactante. Um estudo comparou os efeitos da suplementação com óleo de peixe - Ômega 3 na saúde dos bebês, verificou se que a suplementação apresenta benefícios substanciais para o bem-estar geral dos bebês.
O que a deficiência de ômega 3 pode causar?
A deficiência de ômega 3 em nosso organismo pode ter relação com doenças cardiovasculares, aterosclerótica, degenerativas e inflamatórias, além de gerar prejuízo na saúde mental como alteração de humor, memória e falta de concentração. A falta de ômega 3 no organismo torna as respostas cerebrais mais lentas. Se a carência se mantiver por muito tempo, esse efeito pode se tornar permanente, afetando a memória, o raciocínio e o aprendizado. Pessoas que costumam consumir ômega 3 frequentemente são beneficiadas devido ao potencial anti-inflamatório, o ômega 3 age como um soldado de defesa do sistema imune, combatendo a inflamação que causa prejuízos em praticamente todo nosso corpo, principalmente no sistema nervoso que fica inflamado e não funciona de forma correta.
Em adultos e principalmente em idosos, a carência de ômega 3 gera um descontrole que resulta em muitas complicações que estão associadas ao mal de Alzheimer, a ansiedade e depressão por exemplo.
Os produtos da Natuclin tem liberação da Anvisa?
Sim. Todos os produtos da Natuclin tem seus processos e insumos supervisionados com máximo cuidado, buscando sempre trazer o melhor do mercado dos Suplementos Naturais para nossos clientes, assim como toda nossa linha é aprovada pela Anvisa, garantindo qualidade e transparência com você, nosso cliente.