Blog Home / Cuidados com a Saúde / BIOTINA: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ORGANISMO?

BIOTINA: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ORGANISMO?

A biotina também conhecida como vitamina H ou B7, pertence ao complexo B, é hidrossolúvel (solúvel em água; dilui e também é elimina com facilidade pelo organismo). É um nutriente que participa do metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura, atua na produção de anticorpos, ácidos graxos e no metabolismo da vitamina B3, além de contribuir na saúde da pele, cabelo e unha.

A biotina pode ser obtida através da alimentação equilibrada e também é produzida no intestino pelas bactérias; é essencial na saúde da pele, unha e cabelo; inclusive sobrancelhas, barba e cílios isso porque age em conjunto com outros nutrientes que são metabolizados no organismo; como no caso dos cabelos e unhas onde a queratina ajuda no crescimento e fortalecimento.

Os sintomas mais comuns da deficiência de biotina são: enfraquecimento do cabelo, pele seca, cansaço, formigamento, insônia, depressão, dores musculares, problemas digestivos e intestinais e ainda pode deixar o metabolismo mais lento que resulta em ganho de peso, irritação, indisposição e tantos outros problemas que podem gerar diversas complicações.

Os benefícios dessa vitamina vão muito além da beleza, pois a Biotina tem um papel importante na função cerebral com destaque para a atividade neurotransmissora onde favorece a memória, a concentração e atua na prevenção de casos de neurodegeneração que geralmente são irreversíveis.

A produção de hormônios também depende da biotina, através da atividade da glândula tireóide e adrenal, pois atuam em diversas funções do corpo, como na regulação da fome, do sono, do humor, e muitas outras.

O sistema cardiovascular precisa da biotina para funcionar adequadamente, pois age na defesa de doenças cardíacas. A reparação, manutenção e crescimento dos tecidos e músculos conta a participação da biotina e auxilia até mesmo na redução da inflamação.

A deficiência de biotina pode ocorrer em casos como: ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, quem costuma ingerir clara de ovo crua; pois pode bloquear a absorção, no  uso de alguns tipos de medicamentos como antibióticos e anticonvulsionantes.

A recomendação diária é de aproximadamente 30 microgramas para adultos saudáveis e em determinadas condições é indicado o uso de suplementos, como no caso de fortalecimento dos cabelos e unhas.

Alguns alimentos que são fontes alimentícias de biotina: ovo cozido, leite, amendoim, avelã, amêndoa, castanha de caju. Lembrando que há produção de biotina no trato intestinal, consequentemente ocorre uma considerável excreção da biotina na urina e nas fezes. Portanto é sempre importante manter uma alimentação equilibrada e preferencialmente aliada com outros hábitos saudáveis.

Nutricionista Natuclin

Últimos posts

8 de julho de 2024

Dicas para você fazer um detox corporal

O processo de detox é um dos protocolos de cuidados com a saúde que podem te proporcionar muitos benefícios; ao estimular a eliminação de toxinas além do que o organismo tenta fazer naturalmente, o detox corporal favorece a saúde digestiva, intestinal, neurológica, a imunidade, a pele, disposição e até a qualidade do sono. Com menos […]

12 de dezembro de 2023

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração Ômega 3 e seus multibenefícios Ômega 3 é um suplemento alimentar famoso por ser uma gordura saudável e muito conhecido também para a saúde do coração. Mas os benefícios vão além, saiba mais sobre a importância desse nutriente para nossa saúde. Recomendação de consumo […]

17 de novembro de 2023

INFILTRACLIN, NOVO LANÇAMENTO DA NATUCLIN

As articulações são partes do nosso corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas “juntas” nada mais é do que o incômodo nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso. Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. […]