Blog Home / Cuidados com a Saúde / ALIMENTAÇÃO BALANCEADA PODE TE AJUDAR A MANTER UM CABELO FORTE E BONITO

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA PODE TE AJUDAR A MANTER UM CABELO FORTE E BONITO

Conseguir manter um cabelo bonito é o sonho de 10 em cada 10 mulheres. Independente do tamanho ou formado, a ideia é sempre manter os seus fios saudáveis, brilhosos e com vida. Muita gente não sabe, mas os alimentos que são consumidos diariamente podem dar força para os seus cabelos.

De acordo com a nutricionista da Natuclin, Alessandra Straube, a carência de vitaminas e minerais traz muitos prejuízos ao corpo. Entre eles estão fraqueza, unha e cabelo fracos e quebradiços, imunidade fragilizada, entre outros. ”Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas se falta nutrientes que são os combustíveis para manter todos os órgãos funcionando bem, ai você pode sentir alguns sintomas desagradáveis”, afirmou a especialista.

NUTRIENTES PARA O CABELO

Um dos nutrientes que pode contribuir com a saúde capilar é a biotina, também conhecida como vitamina H ou B7, pertence ao complexo B. Ela pode ser obtida  através da alimentação equilibrada e também é produzida no intestino pelas bactérias. Com isso, sendo essencial para manter a saúde da pele, unha e do cabelo.

Segundo Straube, entre os sintomas  da deficiência de biotina estão o enfraquecimento do cabelo e a pele seca. Para mudar isso, a especialista recomenda que alguns alimentos como ovo cozido, leite, amendoim, avelã, amêndoa e castanha de caju sejam consumidos regularmente.

A nutricionista indica que pequenas quantidades de gorduras como abacate, castanhas, azeite de oliva, nozes e linhaça também podem ajudar com ação anti-inflamatória no cabelo. Além disso, a especialista da Natuclin acredita que o colágeno é uma proteína que tem função fundamental na saúde capilar.

Alessandra explica que essa proteína atua na reestruturação dos fios e do couro cabeludo, além de reter a umidade que promove mais hidratação e manutenção de nutrientes na fibra capilar. O colágeno auxilia no fortalecimento dos fios.

Dicas para o cabelo

A boa alimentação é primordial para que você possa manter uma boa saúde para seus fios de cabelo. Cada um dos nossos fios é composto por uma proteína chamada de queratina e essas células precisam ser nutridas com minerais e vitaminas. Com bons hábitos alimentares é possível evitar a queda e acelerar o crescimento capilar.

O leite, por exemplo, pode ser um líquido importante para ajudar a manter uma boa saúde capilar. Essa bebida fornece vitaminas A B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo e potássio. Outro benefício está no cálcio dessa bebida.

A ingestão de vitamina A, frutas cítricas e frutos secos também podem ajudar nesse processo. No entanto, para manter os seus cabelos saudáveis, você deve evitar a ingestão de açúcares refinados, álcool e café.

”Sempre procure manter uma alimentação equilibrada e preferencialmente aliada com outros hábitos saudáveis e mantenha exames em dia”, recomenda Alessandra.

 

 

 

Últimos posts

8 de julho de 2024

Dicas para você fazer um detox corporal

O processo de detox é um dos protocolos de cuidados com a saúde que podem te proporcionar muitos benefícios; ao estimular a eliminação de toxinas além do que o organismo tenta fazer naturalmente, o detox corporal favorece a saúde digestiva, intestinal, neurológica, a imunidade, a pele, disposição e até a qualidade do sono. Com menos […]

12 de dezembro de 2023

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração Ômega 3 e seus multibenefícios Ômega 3 é um suplemento alimentar famoso por ser uma gordura saudável e muito conhecido também para a saúde do coração. Mas os benefícios vão além, saiba mais sobre a importância desse nutriente para nossa saúde. Recomendação de consumo […]

17 de novembro de 2023

INFILTRACLIN, NOVO LANÇAMENTO DA NATUCLIN

As articulações são partes do nosso corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas “juntas” nada mais é do que o incômodo nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso. Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. […]