Blog Home / Alimentação / 5 DICAS PARA BAIXAR O COLESTERAL ALTO

5 DICAS PARA BAIXAR O COLESTERAL ALTO

Veja como baixar o colesterol e ter mais qualidade de vida

 

Há vários fatores de risco que podem agravar a nossa saúde, o colesterol alto é um deles. Para saber como baixar os níveis de colesterol no sangue e melhorar a qualidade de vida, não deixe de acompanhar as nossas dicas.

O que causa o colesterol alto?

O alto consumo de alimentos gordurosos,, produtos embutidos (salsicha, linguiça, presunto…), frituras e álcool, podem contribuir para o aumento do colesterol ruim e dos triglicerídeos que também é um fator de risco cardiovascular . 

Como evitar o colesterol alto?

Uma das melhores formas de evitar os problemas causados pelo colesterol alto é cuidar da alimentação. Não tem jeito, é necessário uma reeducação alimentar e adotar uma rotina saudável, combinada com exercícios físicos e consumo de verduras, frutas e grãos e demais alimentos que supram toda a demanda nutricional para tera manutenção da saúde.

Veja a seguir algumas dicas para te ajudar neste processo:

 

  • Evite alimentos gordurosos 

Os alimentos processados, ultraprocessados e gordurosos estão ligados diretamente ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos.

  • Consuma mais gorduras saudáveis

Sim, gordura saudável existe! E é ela quem vai ajudar a proteger o seu coração dos problemas causados pelo colesterol ruim; além de beneficiar todo seu organismo.

Nós chamamos o colesterol “bom” de HDL, que significa High Density Lipoprotein. Ele é responsável por retirar as moléculas de gordura do sangue. Ou seja, consumir gorduras saudáveis ajuda na limpeza do excesso do LDL (Low Density Lipoprotein).

  • Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos ajuda no combate às gorduras ruins no organismo. Outro fato curioso é que a prática de atividades torna o indivíduo mais ativo e, consequentemente, mais preocupado com a alimentação e a saúde. 

  • Aumente a ingestão de fibras

O consumo de fibras ajuda a absorver o excesso de gorduras do intestino e a eliminá-las do corpo. 

  • Evite o consumo de açúcar

O açúcar refinado, ou qualquer outro subtipo, massas, bebidas açucaradas, estimula a produção de insulina, quando produzida em excesso; além de prejudicar o pâncreas, também acaba virando estoque de gordura ruim que causa diversos problemas de saúde. 

Por isso, sempre que puder, evite tudo que contém muito açúcar! Aos poucos, você se acostuma a consumir menos açúcares, o que faz muito bem à sua saúde. Para reduzir o colesterol, você pode ainda fazer o uso de suplementação aliado à dieta. O Magnésio é um mineral essencial, com papel importante para a saúde do sistema cardiovascular. O consumo de Magnésio está associado a uma melhora dos níveis de colesterol bom (HDL), reduzindo problemas causados pelos altos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

 

Leia mais:

Saiba a importância de combater o colesterol ruim e promover o colesterol bom 

O que é colesterol? Aqui explicamos tudo sobre ele

Quais os benefícios das fibras para o nosso corpo

Últimos posts

8 de julho de 2024

Dicas para você fazer um detox corporal

O processo de detox é um dos protocolos de cuidados com a saúde que podem te proporcionar muitos benefícios; ao estimular a eliminação de toxinas além do que o organismo tenta fazer naturalmente, o detox corporal favorece a saúde digestiva, intestinal, neurológica, a imunidade, a pele, disposição e até a qualidade do sono. Com menos […]

12 de dezembro de 2023

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração Ômega 3 e seus multibenefícios Ômega 3 é um suplemento alimentar famoso por ser uma gordura saudável e muito conhecido também para a saúde do coração. Mas os benefícios vão além, saiba mais sobre a importância desse nutriente para nossa saúde. Recomendação de consumo […]

17 de novembro de 2023

INFILTRACLIN, NOVO LANÇAMENTO DA NATUCLIN

As articulações são partes do nosso corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas “juntas” nada mais é do que o incômodo nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso. Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. […]