Blog Home / Saúde Infantil / Suplementação de vitaminas para crianças: quando é realmente necessária?

Suplementação de vitaminas para crianças: quando é realmente necessária?

A saúde infantil depende de um aporte adequado de vitaminas para garantir que todas as funções do corpo sejam mantidas em equilíbrio. Suplementação de vitaminas para crianças pode ser necessária dependendo da idade e das condições de saúde da criança. Embora uma alimentação saudável e equilibrada deva ser a principal fonte de nutrientes, em alguns casos é preciso complementar com suplementos.

A falta de nutrientes pode impactar negativamente o desenvolvimento físico, psíquico e imunológico da criança. Algumas condições específicas, como a necessidade de suplementação de vitamina D nos primeiros 12 meses de vida, são recomendadas pelos profissionais de saúde. Além disso, bebês prematuros ou de baixo peso também podem precisar de atenção especial em termos de suplementação.

Muitas crianças passam por fases em que o apetite se altera, o que exige um acompanhamento cuidadoso, especialmente em casos de seletividade alimentar, dietas vegetarianas ou veganas. Nesses casos, o acompanhamento por pediatras e nutricionistas é fundamental para garantir que as necessidades nutricionais sejam atendidas.

Benefícios das vitaminas para as crianças

As vitaminas desempenham papéis essenciais no desenvolvimento infantil. A vitamina A, por exemplo, auxilia na visão, no funcionamento do sistema imunológico e na saúde da pele. A vitamina D é importante para a formação de ossos e dentes e para a absorção de cálcio e fósforo.

Outras vitaminas do complexo B também são importantes:

  • Vitamina B1 (tiamina): auxilia no metabolismo energético e no processamento de proteínas, carboidratos e gorduras.
  • Vitamina B2 (riboflavina): ajuda na formação de células vermelhas do sangue, no metabolismo do ferro e contribui para a manutenção da pele e das mucosas.
  • Ácido fólico e vitamina B12: auxiliam na síntese de aminoácidos e no funcionamento do sistema imunológico.

Suplementação não substitui uma boa alimentação

Embora a suplementação de vitaminas para crianças possa ser necessária em alguns casos para corrigir deficiências nutricionais, é importante lembrar que os suplementos não devem ser usados para estimular o apetite. Eles são formulados com doses equilibradas para complementar a alimentação, e não para substituí-la.

Últimos posts

8 de julho de 2024

Dicas para você fazer um detox corporal

O processo de detox é um dos protocolos de cuidados com a saúde que podem te proporcionar muitos benefícios; ao estimular a eliminação de toxinas além do que o organismo tenta fazer naturalmente, o detox corporal favorece a saúde digestiva, intestinal, neurológica, a imunidade, a pele, disposição e até a qualidade do sono. Com menos […]

12 de dezembro de 2023

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração Ômega 3 e seus multibenefícios Ômega 3 é um suplemento alimentar famoso por ser uma gordura saudável e muito conhecido também para a saúde do coração. Mas os benefícios vão além, saiba mais sobre a importância desse nutriente para nossa saúde. Recomendação de consumo […]

17 de novembro de 2023

INFILTRACLIN, NOVO LANÇAMENTO DA NATUCLIN

As articulações são partes do nosso corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas “juntas” nada mais é do que o incômodo nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso. Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. […]