Postado 28 de maio de 2018 em Receitas salgadas, Receitas vegetarianas e veganas, Alimentação, Receitas Saudáveis por Nutricionista Natuclin
Hoje é Dia Mundial do Hambúrguer e a Natuclin não poderia deixar passar esse dia em branco, pois existe hambúrguer saudável e ainda opções sem carne ou low carb.
Existem muitas histórias sobre a origem do hambúrguer, uma delas é que surgiu por volta do século XVIII. O ato de moer a carne formando um bolo é bem antiga, iniciou com os tártaros, originários na Rússia, que colocavam a carne embaixo das selas e cavalgavam com ela por toda parte, até o bife formar uma espécie de pasta.
Usando a criatividade e bom senso é possível criar receitas variadas e saudáveis; até mesmo para não ficar com peso na consciência e deixar de aproveitar os sabores que certas combinações podem proporcionar. Reserve um tempinho para preparar as receitas e convide pessoas especiais para compartilhar essas delicias.
Ingredientes
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e então molde seus hambúrgueres do tamanho que preferir.
Em uma frigideira antiaderente aquecida, grelhe os hambúrgueres até o ponto de seu gosto.
*gersal é sal com gergelim tostado, use 1 xícara de gergelim para 1 colher de sopa de sal, toste o gergelim na frigideira e então bata no liquidificador com o sal até virar tipo uma farinha. O gersal pode ser utilizado para temperar todo tipo de preparação e auxilia na diminuição do consumo de sal.
Essa receita rende aproximadamente 10 hambúrgueres.
Ingredientes
Modo de preparo
Lave a berinjela e faça furos distribuídos de forma proporcional. Em uma assadeira untada com óleo, coloque a berinjela, a cebola com casca e os dentes de alho com casca também. Regue com tudo com um fio de azeite. Asse por cerca de 45 minutos, virando a berinjela na metade do tempo, para assar por igual. A berinjela estará boa quando estiver bem murcha e o garfo atravessá-la com facilidade.
Descasque o alho, a cebola e retire a polpa da berinjela com uma colher. Coloque estes ingredientes em um processador. Adicione o azeite, a linhaça, tempere com sal e cominho a gosto, acrescente o cheiro verde picado e bata até virar uma massa uniforme. Em seguida, adicione a aveia em flocos e a farinha de trigo integral, batendo novamente até ficar uniforme.
Caso sentir necessidade, coloque mais farinha e sal. A quantidade de farinha dependerá do tamanho da berinjela e umidade da mistura.
Unte as mãos com um fio de óleo, enrole bolinhas e achate-as em formato de hambúrguer. Em seguida, empane na farinha de rosca. Coloque os hambúrgueres em uma assadeira untada com um fio de óleo e leve ao freezer por cerca de uma hora, ou até ficarem duros. Este processo ajudará o hambúrguer a não desmanchar durante a fritura.
Frite na frigideira antiaderente com um fio de óleo até dourar dos dois lados.
Ingredientes (para duas pessoas)
Modo de Preparo
Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque os cubos de abóbora e tempere com sal, pimenta e azeite. Leve ao forno e deixe assar até dourar. Enquanto isso, retire os talos e limpe os cogumelos com papel toalha e reserve. Vá para a carne.
Faça discos com a carne moída e meça nos cogumelos para ver se caberá (ele será o pão do seu hambúrguer). Lembrando que a carne encolhe quando grelhada, por isso, o disco extravasar um pouco as bordas dos cogumelos. Ligue o forno médio/alto (180 graus) e coloque os cogumelos para assar.
Aqueça a frigideira em fogo alto. Coloque um fio de azeite e os hambúrgueres. Tempere os discos com sal e pimenta já na panela. Coloque os discos de cebola e deixe grelhar também. Leve os cogumelos ao forno e deixe até que fiquem macios (deve levar uns 10 minutos no máximo).
Quando a carne estiver dourada de um lado, vire e coloque a fatia de queijo. Deixe derreter enquanto o outro lado grelha também. Se quiser ajudar, use uma tampa para abafar. Mas tem de ser por pouco tempo para não cozinhar o hambúrguer. A ideia é grelhar.
Monte o sanduíche com o cogumelo, a carne com queijo e a cebola roxa. Sirva com os croutons de abóbora e seja muito feliz com seu hambúrguer low carb.
Fontes