Postado 13 de julho de 2018 em Alimentação por Nutricionista Natuclin
Já que estamos na época de saborear as famosas comidinhas típicas de inverno, então vamos falar um pouco sobre uma semente de pinheiro que tem muitos apreciadores e também um hábito de algumas tribos indígenas.
O pinhão é a semente da pinha da Araucaria angustifolia, comum no sul e sudeste do Brasil e sua história é milenar e ainda conta com a preciosa contribuição da ave símbolo do Paraná; a Gralha Azul que segundo relatos é a replantadora da árvore, pois durante o outono, pegam os pinhões e estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão, favorecendo o nascimento de novas árvores.
O pinhão possui aproximadamente 20 calorias por unidade, não contém glúten, é rico em fibras, amido, vitaminas, minerais, proteínas e fonte de vitamina B1 que contribui na saúde neurológica, principalmente na memória. Possui gorduras monoinsaturadas, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e tem ação antioxidante que protege as células dos radicais livres.
A preparação do pinhão pode ser tanto em água como em calor seco em fogueiras ou na brasa. Também é possível fazer a farinha de pinhão e adicionar em bolos, pães, molhos, tortas, sopas, saladas e até sobremesas. No modo tradicional é cozido em panela de pressão com água e sal e consumido ainda quente.
Lembrando que para manter a saúde em dia, busque sempre manter hábitos saudáveis que contribuirão para ter mais qualidade de vida.
Agora que você sabe um mais sobre o pinhão aproveite para preparar uma deliciosa receita para variar o cardápio e surpreender com seus dotes culinários.
Ingredientes
1 kg de sobrecoxas de frango
3 colheres (sopa) de óleo de milho
4 dentes de alho amassados
1 cebola pera picada
250 g de cebola
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
4 tomates picados sem pele e sem sementes
1 xícara (chá) de água quente
3 xícaras (chá) de pinhão cozido cortado em rodelas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha cortada em rodelas
1 limão espremido
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tempere o frango com o suco do limão, sal e a pimenta. Reserve. Aqueça o óleo em uma panela e junte o alho e as cebolas. Frite até começar a dourar. Acrescente o frango e o extrato de tomate e refogue-o até ficar bem dourado.
Adicione o tomate, a água quente e cozinhe no fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia. Junte o pinhão, a salsinha e a cebolinha.
Fonte: Gostinho Brasileiro