Blog Home / Alimentação / JEJUM INTERMITENTE: O QUE É?

JEJUM INTERMITENTE: O QUE É?

jejum-intermitente

Quando se fala em emagrecimento logo surge alguma dieta da moda, hoje vamos falar sobre o Jejum intermitente, é preciso conhecer e ter cautela para não correr o risco que aderir aos métodos populares que podem, inclusive prejudicar sua saúde. Outro detalhe importante e que já comentamos aqui é a diferença entre emagrecer e perder peso.

Deixar de ingerir o alimento por um período de tempo pré-determinado é um ato muito antigo, mas que de certa forma foi resgatado e se resume ao ato de comer quando está com fome; deve ser composta por refeições balanceadas e menos vezes por dia e foge totalmente daquela tradição de 3 em 3 horas.

Alguns benefícios têm sido observados em praticantes do jejum intermitente como: emagrecimento, redução da resistência à insulina, ação anti-inflamatória que geralmente pode causar outras doenças como câncer. Uma das orientações do jejum intermitente é a inclusão diária de legumes, verduras, carnes, ovos e gorduras boas. No jejum completo é permitido ingestão de água, chás ou café, mas sem açúcar.

Alguns métodos são adotados para a prática, entre eles o método 16/8 envolve jejuns diários de 16 horas para os homens e 14-15 horas para as mulheres. Em cada dia, você pode restringir a sua alimentação a uma  de 8-10 horas e incluir de 2-3 ou mais refeições. A opção 5:2 ou dieta rápida envolve a ingestão de 500-600 calorias durante dois dias da semana e a alimentação normal nos outros 5 dias.

No jejum de 24 horas, pode ser feito duas vezes na semana. O jejum de 36 horas  exige muito mais do seu organismo e não é recomendado  para  todos e requer um acompanhamento mais rigoroso e por fim a do Guerreiro que permite  vegetais durante o dia e algumas  frutas e à  noite pode fazer uma refeição normal; priorizando sempre a alimentação natural.

Quando se inicia  a redução de alguns alimentos como açúcar, massas, processados e ultraprocessados é possível observar diferenças significativas na  saúde e lógico que quando começa queimar mais calorias do que consome o resultado é notado. De acordo com estudo realizado em 2017 e publicado Journal of the International Society of Sports Nutrition, observou-se que o jejum intermitente  que pode ser similar a restrição diária de calorias. Não recomenda-se a prática do jejum em alguns casos como gestação, infância e adolescência, lactação, diabéticos e outras  situações que exigem restrições.

Esse conteúdo não tem por objetivo incentivar o jejum intermitente, pois é fundamental o acompanhamento de um profissional que direcionará a estratégia que atenda a demanda nutricional e se encaixe no ritmo diária individualmente.

Nutricionista Natuclin

Últimos posts

8 de julho de 2024

Dicas para você fazer um detox corporal

O processo de detox é um dos protocolos de cuidados com a saúde que podem te proporcionar muitos benefícios; ao estimular a eliminação de toxinas além do que o organismo tenta fazer naturalmente, o detox corporal favorece a saúde digestiva, intestinal, neurológica, a imunidade, a pele, disposição e até a qualidade do sono. Com menos […]

12 de dezembro de 2023

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração Ômega 3 e seus multibenefícios Ômega 3 é um suplemento alimentar famoso por ser uma gordura saudável e muito conhecido também para a saúde do coração. Mas os benefícios vão além, saiba mais sobre a importância desse nutriente para nossa saúde. Recomendação de consumo […]

17 de novembro de 2023

INFILTRACLIN, NOVO LANÇAMENTO DA NATUCLIN

As articulações são partes do nosso corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas “juntas” nada mais é do que o incômodo nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso. Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. […]