Postado 7 de outubro de 2024 em Saúde e Bem estar por natuclin
A dependência alcoólica é considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apresenta sintomas do alcoolismo que indicam a necessidade de ajuda profissional. Além disso, essa condição envolve fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que surgem após o uso repetido de álcool. Por esse motivo, o alcoolismo afeta pessoas de diferentes idades, condições sociais e gêneros.
Para o diagnóstico da dependência de álcool, o Código Internacional de Doenças (CID) estabelece que pelo menos três sintomas do alcoolismo devem estar presentes nos últimos 12 meses. Nesse contexto, os principais sintomas incluem:
Os sintomas do alcoolismo também trazem sérias consequências para a saúde. O álcool afeta órgãos como coração, fígado, cérebro e pulmões. Por exemplo, consumir mais de 60 g de álcool pode causar aterosclerose, o acúmulo de gordura nas artérias. Isso reduz o colesterol bom (HDL) e prejudica a circulação sanguínea, levando a problemas graves.
Se você ou alguém que conhece apresenta esses sintomas, é essencial buscar ajuda profissional. O alcoolismo é uma doença tratável e, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação.