Blog Home / Alimentação / 5 DICAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE NO INVERNO

5 DICAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE NO INVERNO

Confira como fortalecer as defesas do corpo mesmo com o frio

No inverno, pode ser um desafio manter a rotina. Além disso, o clima frio deixa o corpo mais exposto a gripes, resfriados e outras doenças. Por isso, confira nossas 5 dicas para aumentar a imunidade no inverno!

O que é o sistema imune?

Antes das dicas, vamos relembrar o que é a imunidade e sua importância. O sistema imune é o nome dado ao conjunto de órgãos e células que tem como função proteger o corpo, ou seja, fazer a defesa contra infecções e outras ações exteriores ao organismo.

O sistema imunológico é composto pelos linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Estas células se unem aos anticorpos e antígenos para  agir em conjunto enfraquecendo e eliminando os diversos vírus e bactérias.

1. Hidratação

A água é grande parte da composição do nosso corpo. É ela que faz com que o organismo funcione corretamente, eliminando as impurezas.

Pode ser mais difícil se hidratar durante o inverno, mas uma boa dica é deixar uma garrafa de água sempre à mão. Assim, é mais fácil lembrar de consumir. O ideal é beber cerca de 2 litros por dia, mas essa quantidade pode variar de organismo para organismo.

2. Alimentação adequada

Frio, cobertas… O inverno é uma época que nos faz querer comer as chamadas “confort foods”, pratos que são aconchegantes e quentes. Entretanto, é importante não desequilibrar a alimentação. Sopas e caldos, por exemplo, são boas opções para consumir nutrientes variados em refeições quentes e saborosas.

O recomendado é não exagerar nos carboidratos e focar em alimentos cheios de vitaminas – como as frutas cítricas.

3. A importância dos exercícios

Para alguns, só de ouvir falar em exercícios e inverno já vem uma preguiça. Isso é compreensível, afinal é preciso coragem e persistência para sair de casa e exercitar o corpo. Uma boa forma de ter ânimo, no entanto, é saber que o frio estimula o metabolismo, já que precisamos produzir calor. Por isso, aproveite o inverno para manter os exercícios – ou até aumentar o ritmo. Assim. é mais fácil queimar gorduras ou ganhar massa.

4. Descanse muito

É isso mesmo: descansar e, principalmente, dormir, é muito importante no inverno. É claro que não podemos exagerar, mas o descanso é fundamental para o nosso corpo. É nesse momento que liberamos hormônios que contribuem para o fortalecimento da nossa imunidade.

5. Suplementação para imunidade

Além da alimentação básica, existe uma série de compostos que usam ingredientes naturais que auxiliam na melhora da imunidade. É o caso do óleo de linhaça, ômega 3 e ativos retirados de frutas e raízes. Esses suplementos, sempre sob orientação médica, são uma ótima forma de blindar o corpo e fortalecer as defesas do organismo.

 

No site da Natuclin, você encontra uma série de produtos e suplementos que auxiliam diretamente na imunidade. Confira nossa seção de Imunidade!

 

Últimos posts

8 de julho de 2024

Dicas para você fazer um detox corporal

O processo de detox é um dos protocolos de cuidados com a saúde que podem te proporcionar muitos benefícios; ao estimular a eliminação de toxinas além do que o organismo tenta fazer naturalmente, o detox corporal favorece a saúde digestiva, intestinal, neurológica, a imunidade, a pele, disposição e até a qualidade do sono. Com menos […]

12 de dezembro de 2023

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração

Ômega 3 – Benefícios que vão além da saúde do coração Ômega 3 e seus multibenefícios Ômega 3 é um suplemento alimentar famoso por ser uma gordura saudável e muito conhecido também para a saúde do coração. Mas os benefícios vão além, saiba mais sobre a importância desse nutriente para nossa saúde. Recomendação de consumo […]

17 de novembro de 2023

INFILTRACLIN, NOVO LANÇAMENTO DA NATUCLIN

As articulações são partes do nosso corpo onde os ossos se encontram. São elas que permitem que os ossos do esqueleto se movam. A dor nas “juntas” nada mais é do que o incômodo nas articulações ao se movimentar, e até mesmo durante o repouso. Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo humano. […]